Chamada para Submissão de Trabalhos

O Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva convida os profissionais e a comunidade científica para submeter trabalhos a serem apresentados e debatidos durante o evento que será realizado em Brasília-DF nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2017.

A submissão de trabalhos será feita eletronicamente, com envio de arquivo único (ver normas para submissão de trabalhos) através do e-mail do evento: socioeducacaodf@gmail.com

Os trabalhos devem se enquadrar nos objetivos e linhas temáticas do evento.

Cada autor poderá submeter até 2 trabalhos como primeiro autor, na mesma modalidade ou em modalidades distintas.

​Linhas Temáticas

O Simpósio está organizado em torno das seguintes linhas temáticas:

  • Conceitos, sentidos e práticas em socioeducação;
  • Práticas e metodologias de atendimento em socioeducação;
  • Atividades coletivas e grupais de intervenção socioeducativa;
  • Escolarização dos adolescentes em medida socioeducativa;
  • Práticas docentes na socioeducação;
  • Práticas e projetos de gestão escolar no contexto socioeducativo;
  • Formação continuada dos profissionais da socioeducação.

Modalidades dos trabalhos

Poderão ser submetidos trabalhos para as seguintes modalidades:

Mesas Redondas: consistem na apresentação e discussão de um mesmo tema sobre diferentes perspectivas, abordagens teórico-conceituais ou aplicações práticas no campo profissional. Haverá um coordenador para cada mesa redonda, além de até três apresentadores. Cada apresentador terá até 20 minutos de exposição, sendo reservado um tempo final para o debate com os presentes na sessão. As Mesas Redondas deverão privilegiar relatos de estudos, resultados de pesquisas e reflexões teórico-conceituais. As propostas submetidas serão apreciadas separadamente e a composição da Mesa Redonda ficará a cargo da Comissão Técnico-Científica. Todos os apresentadores deverão estar inscritos no Simpósio.

Rodas de Conversa: consistem em espaço coletivo de partilha e troca de experiências, de divulgação dos conhecimentos, de debate e de circulação de sentidos e práticas produzidos na socioeducação. Tem como objetivo proporcionar e motivar conversas sobre uma temática por meio da qual os participantes podem expressar suas impressões, conceitos, opiniões e concepções. A proposta de Roda de Conversa deverá ser submetida por um único proponente (coordenador), responsável por convidar mais dois debatedores e enviar uma única proposta englobando os três trabalhos. Cada debatedor terá até 10 minutos de apresentação inicial, de modo que seja garantida a interação e o debate entre os presentes, após as apresentações. Deverão privilegiar o relato, socialização e debate de experiências profissionais, vivências práticas e intervenções, as quais podem estar articuladas a pesquisas na área. O proponente e os debatedores deverão estar inscritos no Simpósio.

Painéis: consistem na apresentação de trabalhos por meio da combinação de formas gráficas, cores e informações que atraiam os participantes e transmitam uma mensagem.​ Os painéis aprovados serão organizados em sessões, sendo que o autor responsável se incumbirá por colocar e retirar o painel do local determinado para a exposição, no horário previsto na programação, e deverá permanecer próximo ao painel durante toda a sessão. Cada painel aprovado deverá ser confeccionado em orientação vertical, no tamanho 0,90m (largura) x 1,00m (altura) e deverá conter as seguintes informações: Cabeçalho (título, nome do(s) autor(es), filiação institucional e e-mail do autor principal), Introdução, Objetivo(s), Metodologia/Procedimentos, Discussões, Conclusões e Referências.

Normas para submissão de trabalhos

Os trabalhos a serem submetidos para avaliação da Comissão Técnico-Científica deverão atender as especificações abaixo.

  • Um único arquivo, em formato Word, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples e margens de 2,0 cm.

 

  • Mesas Redondas e Painéis (modelo)
    • Título.
    • Nome(s) do(s) autor(es), filiação institucional e e-mail de cada autor.
    • Resumo redigido em um único parágrafo, sem uso de referências bibliográficas (contendo de 350 a 500 palavras).
    • Palavras-chave (de 3 a 5).
    • Linha temática.
    • Modalidade de apresentação.
    • O arquivo deve conter os elementos solicitados, conforme modelo disponível.

 

  • Rodas de Conversa (modelo)
    • Título.
    • Nome do proponente (coordenador), filiação institucional e e-mail.
    • Nomes dos 2 (dois) debatedores, filiação institucional e e-mail de cada um.
    • Resumo integrativo da Roda de Conversa redigido em um único parágrafo, sem uso de referências bibliográficas (contendo de 350 a 500 palavras).
    • Palavras-chave do resumo integrativo (de 3 a 5).
    • Resumo individual de cada um dos 3 (três) trabalhos que integram a Roda de Conversa (contendo de 150 a 200 palavras cada um).
    • Linha temática.
    • Modalidade de apresentação.
    • O conjunto de trabalhos que comporá a Roda de Conversa deverá constar em um único arquivo, o qual terá, portanto, o resumo integrativo e os 3 resumos individuais.
    • O arquivo deve conter todos os elementos solicitados, conforme modelo disponível.

Solicita-se atenção à redação do resumo de forma a estar em consonância com as novas normas ortográficas da língua portuguesa.

​Envio dos trabalhos para a Comissão Técnico-Científica

Os trabalhos a serem apreciados pela Comissão Técnico-Científica deverão ser submetidos eletronicamente, com envio de arquivo único em formato Word (conforme normas para submissão de trabalhos) através do e-mail do evento: socioeducacaodf@gmail.com

Os arquivos enviados por ocasião da submissão devem seguir o seguinte padrão: Nome_do_Proponente-Modalidade_da_proposta, como nos exemplos a seguir: Cláudia_Beatriz_dos_Santos-Roda_de-conversa ou Pedro_Henrique_Pereira-Painel.

Análise dos trabalhos submetidos

Os trabalhos submetidos para participação no evento serão objeto de análise pela Comissão Técnico-Científica que poderá aceitá-los na íntegra, recusá-los ou, ainda, aceitá-los mediante reformulação, conforme indicação dos avaliadores.

​Após o processo de análise por parte da Comissão Técnico-Científica os autores serão informados da situação de suas propostas, de acordo com o cronograma definido pela organização do evento.

​A Comissão Técnico-Científica poderá realocar a modalidade e/ou linha temática do trabalho, se julgar apropriado.

Certificação

Os autores que realizarem suas apresentações terão direito a certificado emitido pela Universidade de Brasília.

No certificado constará somente o nome do(s) autor(es) que realizou(aram) inscrição no evento.

IMPORTANTE: Os autores com trabalhos aceitos que não efetuarem a inscrição até 26 de outubro de 2017 terão seus trabalhos cancelados e não constarão da programação.

OBSERVAÇÃO: Aqueles que precisarem de uma carta de aceite do trabalho aprovado deverão enviar uma solicitação para socioeducacaodf@gmail.com mencionando o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), e a modalidade do trabalho.