Carta Aberta

Os participantes do Simpósio Nacional em Socioeducação: a escolarização e o atendimento socioeducativo em perspectiva, reunidos em Brasília-DF de 08 a 10 de novembro de 2017, juntamente com integrantes da Rede Nacional de Pesquisadores em Socioeducação, elaboraram uma Carta Aberta em que defendem prioridades relacionadas à socioeducação no Brasil. A carta foi aprovada na plenária de encerramento do Simpósio Nacional e está disponível para ampla circulação.

Programação completa do Simpósio Nacional em Socioeducação

É com grande alegria e entusiasmo que divulgamos a Programação completa do Simpósio Nacional em Socioeducação. Os trabalhos que integram a programação retratam as múltiplas faces da atuação, pesquisa e experiência profissional no âmbito da Socioeducação. Além disso, já apontam para a riqueza e pluralidade dos debates que ocorrerão ao longo dos três dias do Simpósio. Organizem-se para participar!

Clique para acessar a programação completa

Prof. Dr. Miguel Cillero Bruñol

E já temos palestrantes confirmados! Para a Conferência de Abertura: Derecho a la educación de los adolescentes en medidas socioeducativas privativas de libertad: Panorama Regional vamos contar com a presença do Prof. Dr. Miguel Cillero Bruñol (Universidad Diego Portales – Chile).
Prof. Miguel é formado em Direito pela Universidade do Chile. Doutor em Direito pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilha). Professor e pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade Diego Portales (Chile). Diretor do Programa Justiça da Infância da Faculdade de Direito da mesma Casa de Estudos. Diretor Acadêmico do Curso de Proteção Jurisdicional dos Direitos da Criança, UNICEF (LACRO).

Profª Drª Ilana Lemos de Paiva

Para os debates relativos à Intervenção multidisciplinar e construção da concepção socioeducativa temos confirmada a Profª Drª Ilana Lemos de Paiva.

Profª Drª Ilana é psicóloga, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutora pelo programa integrado de pós-graduação em Psicologia Social da UFRN/UFPB, com período de estágio na Universidad Autônoma de Madrid. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN (CRDH/UFRN) e do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN). Seus projetos atuais versam sobre Fortalecimento do sistema socioeducativo: a participação dos adolescentes na construção do PIA e Juventude, mídia e criminalização.

Dr. Flávio Américo Frasseto

Com tantos nomes de peso! Nosso evento será um sucesso. A noção de responsabilidade no Sistema de Justiça Juvenil e suas articulações com a avaliação de adolescentes vai contar com a participação do Dr. Flávio Américo Frasseto.
Dr. Flávio é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e em Psicologia pela Universidade São Marcos, mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é defensor público na Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Tem experiência no campo do Direito da Criança e do Adolescente, especialmente nas áreas de medida socioeducativa, medidas de proteção e tutela de direitos individuais e coletivos.

Inscrições encerradas

As inscrições para o Simpósio Nacional em Socioeducação estão encerradas tendo em vista o total preenchimento das vagas disponibilizadas. Agradecemos o interesse.

Garanta sua vaga

Últimas vagas

Devido à grande repercussão do Simpósio Nacional em Socioeducação, reforçamos que as inscrições estão sujeitas a disponibilidade de vagas, conforme previamente divulgado. Caso necessário as inscrições serão encerradas antes da data prevista.
Garanta sua vaga.

Simpósio Nacional em Socioeducação

Foi com muita surpresa e alegria que recebemos um grande número de trabalhos a serem apresentados e debatidos durante o Simpósio Nacional em Socioeducação. Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Técnico-Científica e, em breve, os autores receberão o parecer.

Tendo em vista as solicitações de prorrogação do prazo para submissão de propostas, informamos que foi alargado o período para envio de propostas na modalidade Painéis.

As propostas de painéis serão recebidas até o dia 21 de outubro de 2017. As orientações estão disponíveis em: http://eventos.ceag.unb.br/sns/chamada-para-submissao-de-trabalhos/

Os painéis aprovados serão organizados em sessões de 30 minutos e seus autores receberão certificado de apresentação.